O aumento dos preços de combustíveis e dos custos relacionados ao modal rodoviário, tem exigido cada vez mais, buscar maneiras de otimizar recursos e reduzir impactos ambientais. Encontrar o balanço entre eficiência operacional e sustentabilidade são desafios prioritários para os embarcadores. Frente a esse desafio, algo que pode ajudar, é o "backhaul" (inglês para "frete de retorno").
Então, o que é o "frete de retorno" no transporte rodoviário? Pisa fundo nessa leitura para descobrir.
A otimização do frete de retorno ("backhaul") é uma estratégia na gestão de transportes que, devidamente executada, melhora a eficiência e aumenta a produtividade. Em contraste ao transporte vazio, que se configura ineficiente e aumenta custos tais como o de combustível, o frete de retorno permite que o motorista de caminhão transporte uma carga em seu trajeto de volta para o ponto de origem.
Tal remanejo da ociosidade da frota de embarcadores, seja esta própria ou terceirizada, reduz a quantidade de viagens de caminhão vazio. Isto economiza recursos e reduz a emissão de carbono. A programação de transporte adequada é essencial para garantir que haja cargas de retorno disponíveis. Ao fazer isso, os gestores de transportes podem maximizar a utilização dos recursos disponíveis e minimizar os custos operacionais.
É importante considerar que o frete de retorno pode ser realizado em diferentes tipos de caminhões carretas (graneleira, refrigerados, sider), tocos, trucks e até veículos leves como VUCs e Vans. Portanto, incorporar o frete de retorno em sua estratégia de gestão de transporte pode trazer inúmeros benefícios, como maior eficiência operacional e maior rentabilidade para a empresa.
🚨Mal-entendidos sobre o "frete de retorno"
Um dos maiores mal-entendidos sobre o transporte de retorno é considerar tratar-se apenas de uma solução barata que dá mais problemas do que benefícios. No entanto, mediante uma colaboração adequada, o frete de retorno pode ser uma peça valiosa na estratégia do planejamento logístico de uma empresa. Embora embarcadores e transportadoras não possam ser tão seletivos em um transporte de retorno quanto em um transporte de ida, elas ainda podem negociar taxas competitivas, planejar rotas eficientes e usar o frete de retorno como uma oportunidade para gerar receita.
Ao se planejar o frete de retorno, flexibilidade é fundamental. Se a empresa souber que está entregando em uma área de baixo volume, ela pode planejar com antecedência esse retorno em sua rota. No entanto, se isso não for possível, existem tecnologias que ajudam a procurar rapidamente um frete de retorno por um valor mais vantajoso. A solução da LogShare é um exemplo de solução que fornece por meio de sua ferramenta, a flexibilidade necessária para encontrar um frete de retorno mais rentável.
A colaboração organizacional também é crucial para garantir a eficácia do frete de retorno. (Consulte nosso artigo sobre o poder do mindset colaborativo). A adoção de soluções de rotas compartilhadas, por exemplo, pode permitir que várias empresas colaborem para ocupar caminhões em suas rotas de retorno. Isso não apenas aumenta a eficiência do transporte, mas também pode reduzir os custos de frete e reduzir a emissão de CO2. ♻️
Em resumo, o frete de retorno pode ser uma parte valiosa da estratégia da gestão logística de uma empresa maximizando sua eficiência no transporte de cargas e gerando receita incremental.
📦Tipos de otimização de frete de retorno (backhaul)
Embora a definição de frete de retorno envolve sempre o transporte de carga de um ponto B para um ponto A, (ao invés do contrário), há dois tipos diferentes que os embarcadores devem conhecer:
🚚 Otimização de frete de retorno interno
Frete de retorno interno ocorre quando uma empresa implementa essa modalidade de logística para sua própria frota. Muitas empresas grandes como o Grupo Pão de Açúcar ou a Nestlé, que estão constantemente fazendo entregas em armazéns, centros de distribuição e em pontos de vendas próprios ou de parceiros comerciais, podem usar o frete de retorno, para coletar matéria- prima, embalagens e outros de seus fornecedores.
🚛 Otimização de frete de retorno externo
A maioria do frete de retorno é externa: as empresas contratam transportadoras de acordo com a necessidade para fazerem entregas de frete de retorno. A entrega inicial e a entrega de retorno do motorista podem ser para a mesma empresa, por exemplo, devolvendo mercadorias indesejadas ou danificadas, ou para empresas diferentes. Eles podem precisar dirigir alguns quilômetros para pegar a carga de retorno de uma empresa diferente, mas ainda assim no trajeto total, economizarão muitos quilômetros sem ociosidade.
🌠Vantagens da otimização do frete de retorno (backhaul)
O objetivo de qualquer operação de frota de caminhões é manter seus motoristas em movimento e ganhando dinheiro. É por isso que muitos embarcadores, especialmente aqueles com o mindset colaborativo genuíno, recorrem ao frete de retorno compartilhado ou dedicado para preencher as lacunas em suas programações e evitar quilometragem perdidas.
Isso leva a benefícios como:
Aumento da utilização da frota: Não há necessidade de escolher entre frete de ida ou de retorno. Quando os motoristas transportam cargas nos dois sentidos, eles têm menos quilômetros ociosos. Isso significa menos trabalho para os processos burocráticos e permite que maximizem a utilização de sua frota.
Aumento da eficiência: Ao otimizar sua frota com o frete de retorno, você usará sua frota de maneira mais eficiente - compensando parte dos custos de desgaste e manutenção de veículos.
Aumento da receita: Todos os benefícios do frete de retorno se somam para um significativo: aumentar a receita geral. Obter ganhos financeiros por fretes de retorno aumenta sua produtividade e diminui seus custos gerais por quilometragem.
🚦Desafios do frete de retorno
Se existem tantos benefícios no frete de retorno, por que nem todos os embarcadores o fazem? Existem alguns desafios a serem considerados:
Planejamento: alguns embarcadores tratam o frete de retorno como um pensamento secundário em vez de integrá-lo ao seu plano de negócios. Embora possa valer a pena pegar fretes de retorno sob demanda, você obterá maiores benefícios quando tiver um plano. Isso significa que você precisará saber quanto espaço cada caminhão tem, quais rotas são ideais e quantas paradas são necessárias.
Lidar com atrasos: quando um motorista experimenta atrasos na rota de entrega inicial, isso pode afetar qualquer viagem de volta que você tenha planejado. Acomodar possíveis atrasos enquanto maximiza o tempo dos motoristas é sempre um ato de equilíbrio.
Demanda: tanto a rota de ida quanto a rota de retorno exigem demanda. Se a demanda geral de transporte estiver baixa, você tiver uma frota de caminhões especializados ou atender a uma cadeia de suprimentos mais linear, pode ser demorado encontrar cargas.
🔎 Como encontrar disponibilidades de frete com a LogShare
Incorporar na sua estratégia logística uma modalidade de frete de retorno mais amadurecida não precisa ser complicada. A tecnologia desenvolvida pela LogShare confere:
Simplicidade por meio de um algoritmo preditivo,
Escalabilidade através das malhas conectadas e
Segurança de informações e das cargas através de Inteligência Artificial encontrando facilmente disponibilidade ou necessidade de frete. Ou seja, aproxima por meio de uma plataforma em nuvem, embarcadores interessados em comprar ou em vender frete. Proporcionando um ambiente colaborativo onde todos ganham.
💰Transforme quilômetros vazios em receita
Maximize o potencial da sua frota movimentando mais cargas e eliminando quilômetros vazios. A LogShare oferece acesso a remessas pontuais e contratuais filtradas de acordo com seus requisitos específicos, permitindo que você:
Gere receita, sem comprometer os transportes primários
Melhore a utilização do caminhão, sem esforço extra
Gaste menos tempo buscando cargas
Reduza emissão de carbono em sua frota
Cargas compartilhadas ajudam empresas a ganharem até 30% a mais por trecho de rota. Assim como manter seus motoristas em movimento com muito mais planejamento antecipado. Prepare-se para inaugurar uma nova fase na busca ou na ocupação por frete.
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