top of page
  • Foto do escritorAssessoria LogShare

O mindset colaborativo movendo a logística na direção do sucesso

Por mais abastecido de conhecimento você se encontre, e por maior que seja a distância percorrida em sua trajetória profissional, ainda assim, em um mundo cada vez mais interconectado, é crucial reconhecer que somos indivíduos interdependentes.


A interdependência funciona como um combustível que impulsiona a sinergia organizacional e a coexistência. Ela nos move a enxergar a importância dos indivíduos e seus diferentes papéis que somados, promovem o desenvolvimento de soluções simples para problemas complexos.


A habilidade para se trabalhar em equipe é cultivada por meio do esforço contínuo e da atenta dedicação. Fazendo-se necessário que participantes se conheçam, compartilhem histórias, virtudes e talentos. Quando pessoas, mesmo em diferentes organizações, entendem as qualidades uns dos outros, elas começam a confiar mutuamente; valorizando suas diferenças, elas passam a acreditar no objetivo daquilo que está sendo proposto.


Agora a via fica aberta para que juntos, estabeleçam um trabalho colaborativo.


A confiança e a colaboração devem acontecer ao mesmo tempo. Em “Como construir relações de confiança no ambiente de trabalho”, Pedro Mello e Ricardo Vandré afirmam que confiança e a colaboração devem ser práticas contínuas, pois ambas vão se estabelecendo cada vez mais com o decorrer do tempo.


Para um pensamento colaborativo é preciso confiança. Para relações de confiança é necessário colaboração. Com a construção de relações de confiança e a valorização de cada indivíduo, todas as empresas podem cultivar esse mindset, ou seja, acolher esse conjunto de atitudes e comportamentos para fomentar o sucesso. Mindset colaborativo no ambiente de startups 🎯


As startups são reconhecidas por serem inovadoras e ágeis, e uma das principais razões para bons resultados desse modelo de negócio é justamente o mindset colaborativo de suas equipes. Comunicação aberta e transparente, diversidade e inclusão e estímulo ao trabalho em equipe são algumas das principais características. Um ambiente no qual as opiniões e habilidades dos membros são consideradas.


Com a diversidade de opiniões e habilidades, a equipe consegue enxergar problemas de forma mais ampla e encontrar soluções mais criativas. Ideias são compartilhadas livremente, problemas são endereçados rapidamente, o que acelera o processo de tomada de decisões. Importante ressaltar um pilar fundamental: o respeito mútuo, tratando com dignidade e profissionalismo a todos.


Uma outra característica importante da mentalidade colaborativa nas startups: a flexibilidade. As startups precisam ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e incertezas no mercado, e isso requer que as equipes sejam flexíveis e abertas a novos pontos de vista e perspectivas. Isso permite às equipes serem orientadas à inovação - essencial para o êxito de todos envolvidos, em especial, clientes-usuários.


O mindset colaborativo é parte da cultura que compõe o eixo de fundação dessas jovens empresas. (Conheça 5 Startups do setor de logística para ficar de olho em 2023). No entanto, tal conceito não fica restrito internamente. Faz também parte de sua missão multiplicar e estimular todo o ecossistema a abraçar esse ideal. Mindset colaborativo no setor de logística | LogShare


Em tempos ainda mais desafiadores, a chave de sucesso para melhorar a eficiência e aumentar a competitividade no setor de logística não se atribui apenas a ajustar processos ou usar tecnologias mais avançadas, mas em combinar negócios (complementares ou não) que antes não se relacionavam por atuarem isoladamente.


Para tanto, é vital a abertura ao mindset colaborativo interorganizacional. 💬Este, responsável por conferir benefício mútuo na cadeia de suprimentos e funcionando como um reforço competitivo entre as organizações envolvidas para crescerem mais rapidamente.


Nestor Felpi
Nestor Felpi
Segundo Nestor Felpi, diretor de logística com experiência em empresas como: Avon, Natura, Philips, Clorox, P&G e investidor advisor da LogShare: "a área de logística não deve ser terreno de competição entre embarcadores". Uma execução compartilhada se limita a busca por performance e eficiência. Calibrando a visão coletiva de melhor atender às necessidades de seus clientes, gerenciar os riscos, aumentar a eficiência e também, aperfeiçoar a produtividade.

Tal impacto positivo, amplia-se agora para mais agentes deste ecossistema: transportadoras, armazéns, embarcadores, clientes e outros parceiros comerciais. Fica para trás o tão conhecido conceito "ganha-ganha", uma vez que a colaboração genuína confere ao setor de logística o "triplo win", ou seja, "ganha-ganha-ganha". Ganha o embarcador A, ganha o embarcador B e ganha o transportador. 🏆🏆🏆


A proposta de valor da LogShare, é firmada na colaboração genuína, e é simples de difundir: conectar embarcadores e transportadoras interessados em compartilhar a ociosidade de veículos de transporte. Tomando vantagem de sua disponibilidade no sentido ocioso de suas rotas.


🚛 Algumas das principais vantagens da otimização do "frete de retorno" ("backhaul" em inglês), incluem:

  1. Redução de custos: O frete de retorno permite que as empresas aproveitem o espaço disponível em veículos que estão se deslocando de volta para o ponto de origem ou para outro ponto de coleta após entregar suas cargas. Isso ajuda a reduzir o custo do transporte, pois o veículo não precisa fazer o trajeto de volta vazio, o que seria um desperdício de recursos. Ou também, identificar uma fonte potencial para novas receitas, especialmente a embarcadores e transportadores com frota própria ou terceira dedicada.

  2. Maior eficiência logística: O frete de retorno também ajuda a maximizar a eficiência do transporte de cargas, pois permite que as empresas programem suas entregas de maneira mais eficiente. Isso pode resultar em menos tempo de viagem e menos combustível gasto, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir os custos operacionais da empresa.

Além disso, a carga de retorno também pode ajudar a reduzir o número de veículos nas estradas, o que contribui para um transporte mais sustentável e ecológico. Favorecendo empresas de todos os segmentos a alcançarem seus compromissos de redução de emissão de CO2. ♻️


Imaginem a possibilidade de elevar sua vantagem operacional e competitiva graças a uma tecnologia revolucionária e uma visão inovadora que maximiza a eficiência na cadeia de suprimentos.

Tudo isso passará a ser realidade a partir da mudança de mentalidade que chega rompendo com os antigos padrões organizacionais.


🚦A colaboração entre agentes genuinamente dispostos a adotar práticas compartilhadas é o sinal verde para gerar um impacto positivo em toda a cadeia de suprimentos. E como protagonista da logística, você tem a oportunidade de liderar essa mudança e tornar essa visão uma realidade.

Juntos, podemos transformar nossa indústria e contribuir para um futuro mais produtivo e sustentável.

📲 Vamos conversar? Queremos entender seus desafios de programação de transportes. Envie uma mensagem para contato@logshare.com.br | WhatsApp: (11) 97030-9268




Comentarios


bottom of page