top of page
  • Foto do escritorAssessoria LogShare

Tendências para Logística e Gestão de Frotas em 2024


Este artigo propõe discutir quais tendências logísticas ganharão mais destaque em 2024. Um conteúdo "colaborativo", construído pelos líderes da LogShare, a partir de observações junto a alguns dos maiores embarcadores do Brasil


Ao final deste artigo, você vai constatar que as tendências previstas para o setor estão relacionadas a alguns macrotemas. São eles:

  • Colaboração

  • Produtividade

  • Inovação Tecnológica

  • Inteligência Artificial  

  • Sustentabilidade


Estas tendências indicam uma rota certa para o setor e para que seus gestores possam recalibrar seus modelos operacionais e processos. É fundamental que você não apenas compreenda essas tendências, mas também implemente ações específicas para promover uma transformação em sua organização para evitar ficar para trás.


A seguir, apresentamos as temas que se destacaram:


Logística Colaborativa 


A importância da colaboração com fornecedores, co-fabricantes, clientes, transportadoras e distribuidores nunca foi tão evidente. Por isso, em 2024, as empresas vão concentrar seus esforços em fortalecer suas redes de negócios. 


"Coopetir"confere às partes envolvidas a oportunidade de explorar ideias inovadoras e adotar novas tecnologias possibilitando superar obstáculos em comum. 


Caminhões em posição de carregamento em um patio.
Coopetir: cooperar e competir ao mesmo tempo.

O elemento chave de sucesso nessa questão é a interoperabilidade. À medida que a colaboração e o fluxo de informações se amplificam, o acesso a dados de múltiplas fontes promoverá melhores insights, favorecendo decisões que eliminam erros e ineficiências


Com isso,  as cadeias de abastecimento se tornam mais flexíveis e responsivas. O compartilhamento de ativos, como veículos, passa a ser uma realidade prática. Uma forma significativa de redução da ociosidade de frotas e os seus custos operacionais, além de contribuir de maneira expressiva para a diminuição da emissão de carbono.


Para a gestão de fretes, uma outra vantagem competitiva é adotar uma forma mais simplificada, porém não menos confiável, para homologar novos fornecedores, correspondendo com mais agilidade ao planejamento do transporte de cargas e aos picos de demandas. Isso gera ganhos para todos os envolvidos. 


Digitalização e IA 


Um dos seus movimentos mais evidentes para 2024 é a digitalização. A digitalização está otimizando os procedimentos logísticos, desde a solicitação até a entrega. Essa transformação não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também amplia a transparência e a rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento. 


Com um futuro prometendo veículos autônomos e sistemas com auto aprendizado baseados em IA para todo o processo da cadeia de suprimentos, este é o momento para as organizações irem além da tecnologia básica e buscar soluções de ponta para obter ou manter uma vantagem competitiva.


Composição de imagens com 3 interfaces da plataforma logshare
LogShare Tecnologia

Inclusive, esta é uma das conclusões de uma nova pesquisa da McKinsey envolvendo mais de 250 líderes logísticos, representando tanto embarcadores quanto fornecedores. Em 2024, mais empresas estão dispostas a continuar investindo ou aumentando o nível de investimento em tecnologias para enfrentarem seus desafios operacionais tais como o gerenciamento de custos, a gestão de motoristas e a melhoria da produtividade.


Ao investir em tecnologias complementares para reduzir custos e impulsionar a produtividade em seus centros de distribuição e redes de transporte, os operadores logísticos estão elevando o nível de excelência para alguns fluxos muito específicos de sua operação, a exemplo da roteirização e monitoramento logístico. 


Roteirização e Monitoramento Logístico

A implementação de roteirização inteligente, impulsionada pela Inteligência Artificial, oferece às empresas a capacidade de visibilidade no transporte em tempo real, e com isso, poder aprimorar significativamente suas rotas de entrega, resultando em uma redução efetiva de custos e uma melhoria notável na eficiência operacional. 


Também a monitorização das diversas etapas da cadeia de abastecimento elimina ineficiências que possam desencadear o desperdício de recursos.


A análise em tempo real de elementos como tráfego, condições meteorológicas e padrões de entrega é apenas uma parte dos diversos fatores criteriosamente considerados. Essa abordagem avançada visa não apenas maximizar a eficiência logística, mas também contribui para uma gestão mais sustentável e estratégica da cadeia de suprimentos.


Caminhão trafegando na estrada ensolarada
Monitoramento: evitar ineficiência e o desperdício

Ambas tecnologias permitem que as empresas obtenham visibilidade instantânea em sua cadeia de suprimentos, possibilitando respostas rápidas a mudanças na demanda ou interrupções. Informações vitais na prevenção de falta de estoque, na proteção dos motoristas e no aumento da lucratividade geral.


Um acréscimo a esse tema é a questão da segurança da informação. A cibersegurança receberá ainda mais atenção com o objetivo de proteger dados sensíveis, resguardar cargas contra roubo e prevenir ciberataques que ameaçam as operações. 


Automações de processos e capacitação

A digitalização de processos irá tornar mais eficiente a gestão documental, culminando na diminuição de erros e atrasos. Essa frente não apenas agilizará o desembaraço dos documentos essenciais do setor do transporte de cargas, mas também aprimorará a conformidade nos procedimentos.


Além disso, vale destacar que a redução do trabalho manual para tarefas burocráticas e repetitivas é um movimento determinante para uma transformação digital das organizações.  Ao automatizar processos documentais, empresas não apenas ganham eficiência, mas também liberam seus recursos humanos para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de valor agregado. 


Por isso, a capacitação das equipes para as transformações tecnológicas torna-se imperativa. No ano de 2024, os operadores logísticos não podem mais postergar a capacitação de seus colaboradores com as habilidades digitais essenciais para operar as novas tecnologias.


IA e ESG

Imagem simulando realidade virtual de mãos protegendo uma pequena planta
IA e sua contribuição para a sustentabilidade

Aproveitamos para trazer também uma consideração adicional sobre a  Inteligência Artificial. A IA contribuirá decisivamente para a sustentabilidade da logística por meio da otimização de processos: processos otimizados são energeticamente eficientes e demandam o mínimo possível de recursos. E essa eficiência é necessária para conciliar uma gestão logística bem-sucedida com a conservação do planeta.

Vamos ampliar essa visão no item a seguir. 


Sustentabilidade como diferencial competitivo


Sim! A sustentabilidade tornou-se um potente diferencial competitivo. A crescente preocupação com o assunto vem moldando os padrões de consumo:  clientes e parceiros de negócios estão cada vez mais inclinados a colaborar com empresas que compartilham valores sustentáveis e adotam estratégias para mitigar impactos ambientais. 


A incorporação de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) já é uma realidade para muitas grandes empresas, e a agenda sustentável está ganhando impulso, especialmente à medida que discussões governamentais avançam sobre a taxação do carbono e a medida das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEeq).


Essa tendência tem se refletido na prática por algumas iniciativas, como a preferência por veículos ecologicamente corretos, otimização de rotas, compartilhamento de frotas, adoção de fontes alternativas de energia, tudo o que beneficia os transportadores por meio da redução dos custos com combustível e vier contribuir para a redução das emissões de CO2 e outros gases efeito estufa. 


Imagem de uma estrada com amplo horizonte e árvores em ambos os lados
Mais disposição para colaboração sustentável

Empresas ao incorporar práticas de logística verde, não estão apenas atendendo às demandas atuais, mas também se destacando como líderes visionários no setor.


Por isso, seja transparente sobre seus esforços de sustentabilidade - isso constrói confiança entre os consumidores e estabelece um padrão para a indústria.


E esteja atento às próximas regulamentações de sustentabilidade, certificando-se de que sua empresa está preparada para cumpri-las.


Governança de Dados

Em última análise, a logística sustentável fundamentada em dados orienta uma tomada de decisão mais eficaz e abre caminhos para otimização em contratações, planejamento de rotas e logística reversa.


Dados são fundamentais à medida que as organizações enfrentam pressões para cumprir compromissos em constante evolução relacionados à ESG (Ambiental, Social e Governança) e ao Escopo 3*, ou seja, emissões incorridas ao longo de toda a cadeia de valor. 

*(Apesar de ser voluntária até o momento, a coleta e relato de dados de emissões do Escopo 3 está se tornando um requisito legal em muitos países).


Imagem manipulada apresenta uma pessoa com sua mão se aproximando da tela de um tablet com elementos virtauis adicionados acima da tela como se fossem elementos de luz interconectados
Governança de dados para melhor identificar emissões

Sua coleta e tratamento devem estar alinhados a um propósito claro e vinculados à geração de valor, como economia de custos, eficiência aprimorada, maior satisfação do cliente e inovação.


As organizações precisam concentrar-se na extração de dados relevantes, limpos e de boa governança se quiserem aproveitar ao máximo seus novos investimentos em tecnologia.


A Logística do Futuro


A logística do futuro será moldada pela integração inteligente de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, promovendo uma cadeia de suprimentos eficiente e adaptável às demandas do mercado global.


Tecnologias do tipo "Supply Chain as a Service" (SCaS), envolvem uma abordagem mais flexível em relação aos dados. As equipes envolvidas precisam de acesso rápido e seguro a dados relevantes de suas operações, o que destaca a necessidade de implementar softwares baseados em nuvem e soluções inovadoras de troca de dados. 


Portanto, em 2024, eles precisarão de plataformas que atuem como um agente de convergência para dar o devido suporte a fluxos de trabalho colaborativos precisos em torno da programação logística, planejamento de transportes, gestão financeira da operação, cotações, contratações, pedidos, remessas, estimativas de chegada e inventários em tempo real. 


Conheça a LogShare 


Somos um ecossistema logístico colaborativo com o objetivo prático de promover uma operação de transportes compartilhada entre embarcadores.


Nossa aplicação de otimização de malha logística com Inteligência Artificial para gerenciamento de fretes, proporciona o aumento da eficiência e a redução de custos operacionais em pelo menos 20%. Sejam eles esporádicos (spot) ou na modalidade de backhaul logístico (retorno otimizado saiba +).

Imagem apresenta um monitor exibindo uma tela da plataforma LogShare
LogShare: um agente de convergência na colaboração

Por meio de nossa plataforma, estamos simplificando a gestão de fretes e a maneira como você lida com cotações, documentações…desburocratizando e aliviando gargalos. Uma tecnologia escalável que se adapta facilmente ao crescimento do volume de suas operações.


Nossa tecnologia é também, a ferramenta que permite você responder de imediato aos compromissos de redução de emissões de CO2. À medida que nosso algoritmo encontra o "match perfeito", cruzando informações de planejamento de fretes entre embarcadores, rotas ociosas passam a ser produtivas, e viagens desnecessárias são eliminadas. 


Você pode contar com o comprometimento de toda a equipe LogShare para levar sua operação logística para a era digital.

 

📲 Entre em contato agora com nossos especialistas em logística para conhecer a solução LogShare. Escreva para relacionamento@logshare.com.br| WhatsApp: (21) 99385-4245 (Thiago da Mata) Siga-nos no LinkedIn.

bottom of page